Cabeçalho

Marca


PALAVRAS DO PAPA BENTO XVI PARA A JUVENTUDE!

PALAVRAS DO PAPA BENTO XVI PARA A JUVENTUDE

Deus, Fonte do Amor - O primeiro momento refere-se à fonte do amor verdadeiro, que é única: é Deus. São João ressalta bem este aspecto ao afirmar que “Deus é amor” (1 Jo 4, 8.16); agora ele não quer dizer apenas que Deus nos ama, mas que o próprio ser de Deus é amor. Estamos aqui diante da revelação mais luminosa da fonte do amor que é o mistério trinitário: em Deus, uno e trino, há um intercâmbio eterno de amor entre as pessoas do Pai e do Filho, e este amor não é uma energia ou um sentimento, mas uma pessoa, é o Espírito Santo.

SAUDAÇÃO INICIAL

QUE DIA É HOJE???

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A ORAÇÃO DO PAI NOSSO - Assunto do dia 20 de novembro!



Reflexão: Lucas 11,1-4
1 Estava Jesus em certo lugar orando e, quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: Senhor ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.
2 Ao que ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino;
3 dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;
4 e perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos deixes entrar em tentação, [mas livra-nos do mal.]
A Oração do Pai-Nosso é uma das melhores formas de o Cristão se relacionar com Deus. Seu ponto de partida é próprio Jesus Cristo rezando ao Pai. Ela traduz a identidade do Cristianismo, pois comunica o jeito de ser e de agir de Deus no mundo e na vida das pessoas ensinado pelo Filho-Irmão.
Na versão de Lucas, o Pai-Nosso é uma Oração pessoal e ao mesmo tempo comunitária. Podemos dividi-la em seis passos:
· No Primeiro Passo, reconhece-se a paternidade de Deus, somente perceptível na fé. O próprio Cristo inaugura, no âmbito da experiência religiosa, o relacionamento filial com Deus, ao dirigir-se a Ele na condição de Pai de forma pessoal, singular e inédita. Jesus ensina que a paternidade de Deus é extensiva a todos a todos e, por conseguinte, todos somos irmãos e irmãs. Antes de fazer nossa esta primeira invocação da Oração do Senhor, convém purificar humildemente nosso coração [...] A purificação do coração diz respeito as imagens paternas ou maternas oriundas de nossa história pessoal e cultural, e que influenciam a nossa relação com Deus. Deus nosso Pai, transcende as categorias do mundo criado. Transpor para Ele, ou contra Ele, nossas idéias neste campo seria fabricar ídolos, para adorar ou para demolir. Orar ao Pai é entrar em seu mistério, tal qual Ele é, e tal como o Filho no-lo revelou. Podemos invocar a Deus como ‘Pai’ porque ele nos foi revelado por seu Filho feito homem e seu Espírito no-lo dá a conhecer [...]. A primeira palavra da Oração do Senhor é uma bendição de adoração, antes de ser uma imploração. Pois a Glória de Deus é que nós o reconhecemos como ‘Pai’, Deus Verdadeiro. Redemos-lhe Graças por nos ter revelado seu nome, por nos ter concedido crer Nele e por sermos habitados por sua presença.
· No Segundo Passo, reconhece-se a Santidade de Deus. Ela não é algo meramente teórico, mas sim o compromisso do Cristão de fazer com que sua vida seja sinal da Santidade de Deus-Pai. Só Deus é Santo e princípio de toda a experiência de santidade. Por isso ao criar o ser humano como filho e filha , conferiu-lhe a possibilidade de participar da sua santidade.
· No Terceiro Passo, pede-se que venha o Reino de Deus Pai. Não se trata de adotar uma posição de passividade. Desejar aqui é esperar fazendo com que o Reino vá acontecendo de forma progressiva e construtiva. No coração da Oração está o compromisso com o Reino, como conteúdo inseparável da Oração do Cristão.
· No Quarto Passo, pede-se o Pão de Cada dia. Ele tem um significado amplo: é algo que sustenta a vida humana, tudo aquilo que é necessário para a sobrevivência do ser humano de forma digna.
· No Quinto Passo, pede-se o perdão a Deus-Pai. Ele acontece a medida que o Cristão é capaz de reconhecer o seu pecado e confiar na infinita misericórdia Divina. Também está vinculado ao perdão que ele dá aqueles que o tenham ofendido, ou seja, os seus devedores.
· No Sexto Passo, pede-se que não caiamos em tentação. A tentação pode ser entendida como a não-aceitação e o não-comprometimento com o projeto do Reino de Deus-Pai. Dessa tentação derivam todas as outras que nos afastam da proposta de Jesus Cristo!
Oração do Pai-Nosso em Grego

Agora Medite um pouco na Oração do Pai-Nosso:
"Pai nosso, que estás no céu"
Junto as duas primeiras palavras—Pai nosso—são um título usado em outro lugar no Novo Testamento, bem como na literatura judaica. Refere-se à Deus Pai. Isso também implica na proximidade entre a natureza pessoal da relação entre Deus Pai e essa oração, como um pai e uma criança, como ensinado por Jesus em cada um dos seus quatro evangelhos. Não trinitarianos podem tomar essa linha referente ao posicionamento de Deus como pai de toda a humanidade, incluindo Jesus a quem é normalmente posicionado como o filho.
"santificado seja o teu Nome"
Tendo iniciado, a oração começa da mesma maneira como o Kadish, santificando o nome de Deus, e seguindo expressa a vontade de que a vontade de Deus e o Reino aconteçam. Nojudaísmo o nome de Deus é de importância extrema, e honrar o nome é central à piedade. Os nomes não são vistos simplesmente como rótulos, mas como reflexões verdadeiras da natureza e identidade do qual eles se referem. Assim, a oração que santifica-se o nome de Deus era tida como equivalente a santificar o próprio Deus. "Santificado seja" está na voz passiva por isso não indica quem é que está santificando. Uma interpretação é que há uma chamada à todos os crente para honrar o nome de Deus. Quem ver a oração primariamente como escatológica concebe a oração ser uma expressão de desejo pelo fim dos tempos, quando o nome de Deus, na visão destes relata a oração,será universalmente honrado.
"venha o teu Reino"
O pedido para que o Reino de Deus venha é geralmente interpretado como uma referência à crença, comum na época, que a figura do Messias traria o Reino de Deus. Tradicionalmente, a vinda do Reino de Deus é visto como um dom divino recebido na oração, e não uma conquista humana. Esta ideia é muitas vezes contestada por grupos que acreditam que o Reino virá pelas mãos dos fiéis que trabalharam por um mundo melhor. Acredita-se por estes indivíduos que a ordem de Jesus para alimentar o faminto e vestir os necessitados é o Reino referido por Ele.
"seja feita tua vontade na terra, como no céu."
A oração seguinte, com uma expressão de esperança que seja feita a vontade de Deus. Alguns vêem a expressão da esperança como um anexo, declarando um pedido para que a terra esteja sob comando divino diretamente e manifestadamente. Outros veem isso como um convite às pessoas para se submeter a Deus e à seus ensinamentos. Nos Evangelhos, estes pedidos têm o esclarecimento acrescentadona terra, como no céu, uma frase ambígua em grego que pode ser uma símile (i.e fazer a terra parecida com o céu) , ou um paralelismo (i.etanto no céu quanto na terra), contudo a símile seja uma significativa interpretação mais comum.
"O pão nosso de cada dia dá-nos hoje"
Os pedidos mais pessoais semelhantes ao Kadish. O primeiro está relacionado ao pão "diário". Normalmente o significado da palavra traduzida como diário, (gr: πιούσιος/trans: epiousios), é obscuro. A palavra é quase uma hapax legomena, ocorendo somente nas versões de Lucas e Mateus do Pai nosso. (Uma vez pensou-se equivocadamente ter encontrado a palavra em um livro de contabilidade do Egito.)[3].Pão diário parece ser uma referência a passagem de onde Deus provia maná aos israelitas a cada dia, enquanto eles estavam no deserto como em (Êxodo|16:15–21). Já que eles não podiam manter qualquer maná durante a noite, tiveram que depender de Deus para fornecer um novo maná a cada manhã. Etimologicamente epiousios parece estar relacionado com as palavras gregas epi, significando sobre, acima, em, contra e ousia, que significa substância. É traduzida como supersubstantialem na Vulgata (Mateus 6:11) e, portanto, comosupersubstancial na Douay-Rheims Bible (Mateus 6:11). Os primeiros escritores ligados a esta transubstanciação eucarística. Alguns estudiosos protestantes modernos tendem a rejeitar essa conexão na presunção de que a prática da Eucaristia e da doutrina da transubstanciação ambas desenvolvidas depois que Mateus foi escrito. Epiousios também pode ser entendida como a existência, ou seja, o pão que foi fundamental para a sobrevivência (como a Peshitta siríaca onde a linha é traduzida por "dar-nos o pão da que temos necessidade hoje."). Na época, pão era o alimento mais importante para a sobrevivência. No entanto, os estudiosos da linguística consideram essa prestação improvável, uma vez que violaria as regras padrão de formação de palavras. O grego koiné tinha vários termos mais comuns para a mesma idéia. Alguns interpretam epiousios no sentido de amanhã, como na redacção dada pelo evangelho dos nazarenos para a oração. A tradução comum como "diário" está convenientemente localizada perto de significado para as duas outras possibilidades também. Aqueles cristãos que leem a Oração do Senhor como visão escatológica epiousios como referindo-se a Segunda Vinda - a leituraparaamanhã (epão) em um sentido metafórico. A maioria dos estudiosos discordam, sobretudo porque Jesus é retratado em Lucas e Mateus como cuidar de necessidades diárias de seus seguidores, especialmente nos milagres pão-relacionados que são narrados.
Artigo encontrado no Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pai_Nosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário