Cabeçalho

Marca


PALAVRAS DO PAPA BENTO XVI PARA A JUVENTUDE!

PALAVRAS DO PAPA BENTO XVI PARA A JUVENTUDE

Deus, Fonte do Amor - O primeiro momento refere-se à fonte do amor verdadeiro, que é única: é Deus. São João ressalta bem este aspecto ao afirmar que “Deus é amor” (1 Jo 4, 8.16); agora ele não quer dizer apenas que Deus nos ama, mas que o próprio ser de Deus é amor. Estamos aqui diante da revelação mais luminosa da fonte do amor que é o mistério trinitário: em Deus, uno e trino, há um intercâmbio eterno de amor entre as pessoas do Pai e do Filho, e este amor não é uma energia ou um sentimento, mas uma pessoa, é o Espírito Santo.

SAUDAÇÃO INICIAL

QUE DIA É HOJE???

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA

                A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, promove a Campanha da Fraternidade, desde o ano de 1964, como um caminho de Evangelização para se viver intensamente o tempo da Quaresma. Este ano o tema da CF é: “Fraternidade e Saúde Pública” com o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8).
                Com isso a Igreja Católica no Brasil visa sensibilizar toda a sociedade sobre a realidade dura de pessoas que não têm acesso à assistência de Saúde Pública condizente com suas necessidades e dignidade. Há um clamor por ações transformadoras.
                A Igreja se propõe  a iluminar a realidade da Saúde Pública e impulsionar os discípulos missionários de Jesus Cristo a serem consolo na doença, na dor e no sofrimento e, ao mesmo tempo, exigir dos governantes um atendimento digno e eficaz que os pobres têm direito. O assunto saúde é sempre muito reivindicado pela população porque o SUS (Sistema único de Saúde) tem a obrigação de atender a todos, indiscriminadamente. Infelizmente, na maioria dos municípios brasileiros não está conseguindo prestar os serviços básicos.
                A Igreja Católica afirma que, para haver mudanças neste cenário, é imprescindível a participação efetiva das pessoas das comunidades nas instâncias colegiadas do SUS como os Conselhos Municipais e Conferências de Saúde, nas esferas dos governos municipais, estaduais e federal. Todo mundo tem que mobilizar e colaborar com as instâncias governamentais para que seja prestado um atendimento digno às pessoas que não têm acesso à assistência de saúde pública.
                A CNBB insiste na necessidade de se estabelecer parcerias com a Defensoria Pública, Controladoria Geral da União, Advocacia Geral da União, Procon, Ministério Público, Fóruns de Justiça, para que sejam denunciadas as situações de irregularidades na condução dos serviços públicos.
                Para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos com transparência, é necessário que a comunidade esteja informada e disposta a lutar por seus direitos.
                A CF 2012 visa dar informações sobre a situação da Saúde Pública e, a partir da Palavra Deus, a Bíblica, refletir sobre o problema da dor e do sofrimento para “Que a Saúde se difunda sobre a terra”.
Dom Mauro Montagnoli
Bispo diocesano de Ilhéus

Nenhum comentário:

Postar um comentário