Cabeçalho

Marca


PALAVRAS DO PAPA BENTO XVI PARA A JUVENTUDE!

PALAVRAS DO PAPA BENTO XVI PARA A JUVENTUDE

Deus, Fonte do Amor - O primeiro momento refere-se à fonte do amor verdadeiro, que é única: é Deus. São João ressalta bem este aspecto ao afirmar que “Deus é amor” (1 Jo 4, 8.16); agora ele não quer dizer apenas que Deus nos ama, mas que o próprio ser de Deus é amor. Estamos aqui diante da revelação mais luminosa da fonte do amor que é o mistério trinitário: em Deus, uno e trino, há um intercâmbio eterno de amor entre as pessoas do Pai e do Filho, e este amor não é uma energia ou um sentimento, mas uma pessoa, é o Espírito Santo.

SAUDAÇÃO INICIAL

QUE DIA É HOJE???

segunda-feira, 31 de maio de 2010

A NOSSA CELEBRAÇÃO - Assunto do dia 05 de junho


VISÃO GERAL DA MISSA
Numa cidade estava sendo construída uma bela catedral feita de pedras. Os operários iam e vinham no meio da grande construção. Certo dia, chegou àquela cidade uma importante autoridade e foi ver a obra. O ilustre visitante entrevistou três operários que carregavam pedras. Aos três fez esta pergunta:
- Amigo, o que está fazendo?
O primeiro respondeu-lhe:
-Estou carregando pedras.
- O segundo disse:
- Estou ganhando o meu pão de cada dia.
E o terceiro falou:
- Estou construindo uma catedral, onde muitas pessoas encontrarão a salvação.E, aqui, eu e minha família nos reuniremos para louvar a Deus.
DEUS QUER AMIGOS E NÃO ESCRAVOS
Estão vendo? Os três operários faziam o mesmo serviço, mas com espírito diferente. Depende da fé que as pessoas têm. Existe quem vai à Missa apenas para cumprir o preceito, como aquele operário que simplesmente carregava pedras. Existe também quem vai à Missa para fazer pedidos a Deus, como o operário que trabalhava tão somente para ganhar seu salário. E existe a pessoa que participa da Missa com fé e alegria, louvando e bendizendo a Deus, à semelhança do operário que trabalhava contente porque estava construindo a casa do Senhor.
Veja bem como está sendo a “sua Missa”. Deus quer amigos e não escravos. O escravo obedece, o amigo ama e participa. Às vezes vamos fazendo muitas coisas sem saber por quê. Principalmente quando se trata de religião. Muitos confundem fé com superstição. Observe o que acontece em certos enterros. Na hora em que se coloca o defunto na sepultura, muita gente joga um pouco de terra sobre o caixão.Esse gesto deve simbolizar uma obra de misericórdia (sepultar os mortos),mas a maioria nem sabe disso e o faz com um sentido supersticioso que nada tem a ver com a verdadeira fé.
NINGUÉM AMA O QUE NÃO CONHECE
Assim pode estar acontecendo na Missa. Alguém entra na Igreja, olha,acompanha tudo, faz os mesmos gestos, mas sem saber o que está dizendo e o que está fazendo. Por isso aproveita muito pouco da Celebração.
Fizemos uma pesquisa sobre a Missa. Perguntamos a diversas pessoas: “Por que você foi a Missa?” E as respostas foram as seguintes:
- Fui à Missa porque era dia de preceito.
- Fui à Missa para agradecer a Deus.
- Fui à Missa para pagar uma promessa.
- Fui à Missa porque eram Bodas de meus amigos.
- Fui à Missa porque era formatura de meu filho.
- Fui à Missa para pedir saúde.
- Fui à Missa porque era de “sétimo dia” do colega.
- Fui à Missa porque era Natal.
- Fui à Missa para louvar e bendizer a Deus.
- Fui à Missa porque meu colega me convidou.
E você, por que vai à Missa? Qual das respostas mencionadas acima seria a sua? Você vai de vez em quando ou todos os domingos? Vai para cumprir preceito ou para adorar a Deus?
A Celebração Eucarística é muito mais que uma oração. Precisamos conhecê-la melhor. Ninguém ama o que não conhece. Pode ser que muita gente não entenda nem o roteiro da Missa. Fica meio “PERDIDO” dentro da Celebração. Por isso, vamos apresentar um esquema ou roteiro da Missa. É claro que esse esquema não é o mais importante, mas é o PRIMEIRO PASSO para começarmos a compreender melhor a Celebração.
O CORPO E A ALMA DA MISSA
Vimos o esquema da Missa, onde se destacam duas partes: A LITURGIA DA PALAVRA e a LITURGIA EUCARÍSTICA. Este esquema nos ajuda a ter uma visão global da Celebração, mas lembramos que esses atos exteriores (gestos, palavras, sinais, objetos) são como o“corpo” da Missa, enquanto a fé e o amor são a “alma” desse corpo. Se alguém comunga sem crer na presença real de Jesus, recebe sim o Corpo do Senhor, mas não participa da Salvação contida no Sacramento.
Por isso, muita gente vai à Igreja e dela sai do jeitinho que entrou, porque não faz seu “encontro pessoal” com a Graça de Deus. Fica apenas na exterioridade. Às vezes, até peca, porque vai para criticar as falhas humanas do rito: a falta de inspiração do padre, o canto desafinado e o comportamento dos irmãos.
Mais adiante vamos ver a espiritualidade ou Mistério da Missa. Ela torna presente a Ceia do Senhor e o seu Sacrifício redentor. É o nosso encontro com Deus e com os irmãos, reunidos no amor de Jesus Cristo. São Paulo fala que, na pregação do Evangelho, não devemos buscar a sabedoria humana, mas acolher com fé a Palavra de Deus. Ela tem o poder de transformar a nossa mente e o nosso coração.
UM PEQUENO TESTE:
1. Que é superstição?
2. Que é Missa? É algo mais que uma oração?
3. Como se divide a Missa?
4. Que é “corpo” e “alma” da Missa?
5. O que acontece a quem comunga sem fé?
6. Como você participa da Missa?
7. Você tem criticado ou vivido a Missa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário