Cabeçalho

Marca


PALAVRAS DO PAPA BENTO XVI PARA A JUVENTUDE!

PALAVRAS DO PAPA BENTO XVI PARA A JUVENTUDE

Deus, Fonte do Amor - O primeiro momento refere-se à fonte do amor verdadeiro, que é única: é Deus. São João ressalta bem este aspecto ao afirmar que “Deus é amor” (1 Jo 4, 8.16); agora ele não quer dizer apenas que Deus nos ama, mas que o próprio ser de Deus é amor. Estamos aqui diante da revelação mais luminosa da fonte do amor que é o mistério trinitário: em Deus, uno e trino, há um intercâmbio eterno de amor entre as pessoas do Pai e do Filho, e este amor não é uma energia ou um sentimento, mas uma pessoa, é o Espírito Santo.

SAUDAÇÃO INICIAL

QUE DIA É HOJE???

terça-feira, 14 de junho de 2011

HOMILIA DO PAPA BENTO XVI Basílica de São Pedro Domingo 12/06/2011 - Solenidade de Pentecostes!

Queridos irmãos e irmãs!


Celebramos hoje a grande festa de Pentecostes. Se, em certo sentido, toda a liturgia solene da Igreja são grandes, esse Pentecostes é de uma forma única, pois marca, chegou ao qüinquagésimo dia, o cumprimento da morte evento da Páscoa, ea ressurreição de Jesus Cristo, através do dom do Espírito do Ressuscitado. Em Pentecostes, a Igreja preparou há alguns dias com sua oração, a oração repetida e intensa a Deus por uma renovada efusão do Espírito Santo sobre nós. A Igreja tem tão aliviada que aconteceu às suas origens, quando os Apóstolos, reunidos no Cenáculo de Jerusalém, "eram assíduos na oração, juntamente com algumas mulheres e Maria, mãe de Jesus, e seus irmãos" (Atos 1.14). Eles estavam reunidos em uma expectativa humilde e confiante de que a promessa do Pai que lhes é comunicado por Jesus: "Você não, muitos dias, serão batizados com o Espírito Santo ... recebereis poder quando o Espírito Santo que descerá sobre vós" (Atos 1,5.8 ).

Na liturgia de Pentecostes, a história dos Atos dos Apóstolos sobre o nascimento da Igreja (cf. Act 2,1-11), é o Salmo 103, o que ouvimos: um elogio de toda a criação, que elogia o Espírito Criador que fez todas as com sabedoria: "Quantas são as tuas obras, ó Senhor! Na sabedoria que você fez de tudo: a terra está cheia das tuas criaturas ... ela nunca será a glória do Senhor, alegra-se o Senhor nas suas obras "(Sl 103,24.31).O que diz a Igreja é esta: o Espírito, o Criador de todas as coisas, e do Espírito Santo que Cristo fez descer do Pai sobre a comunidade dos discípulos, são uma ea mesma coisa: a criação ea redenção não podem ser separados e, em profundidade , um único mistério de amor e salvação. O Espírito Santo é o Espírito Criador primeiro e depois a festa de Pentecostes também é criado. Para nós, cristãos, o mundo é o resultado de um ato de amor de Deus, que fez todas as coisas e para quem Ele está satisfeito porque é "bom", "muito bom", como ele diz que a história da criação (cf. Gn 1 0,1-31).Portanto, Deus não é totalmente Outro, anónimo e obscuro. Deus revela-se, tem um rosto, Deus é justo, Deus, Deus é amor, Deus é beleza. A fé no Espírito criador e fé no Espírito de Cristo Ressuscitado aos Apóstolos e dá a cada um de nós, então, estão inseparavelmente unidos.

A Segunda Leitura eo Evangelho de hoje vamos mostrar essa conexão. O Espírito Santo é quem nos faz reconhecer em Cristo o Senhor, e nos faz pronunciar a profissão de fé da Igreja: "Jesus é o Senhor" (cf. 1 Coríntios 12:03 b). Senhor é o título dado a Deus no Antigo Testamento, um título que, na leitura da Bíblia, tomou o lugar de seu nome impronunciável. O Credo da Igreja não é senão o desenvolvimento do que é dito com esta simples frase: "Jesus é o Senhor". Nesta profissão de fé, de São Paulo nos diz que esta é realmente a palavra ea obra do Espírito. Se queremos ser no Espírito Santo, temos de aderir a esse credo. Fazendo a nossa própria, aceitando-o como a nossa palavra, o acesso à obra do Espírito Santo. A expressão "Jesus é o Senhor" pode ser lido nos dois sentidos. Quer dizer: Jesus é Deus, enquanto Deus é Jesus, o Espírito Santo ilumina esta reciprocidade: a dignidade divina de Jesus, e Deus tem um rosto humano de Jesus mostra Deus em Jesus e que nos dá a verdade sobre nós mesmos. Ser iluminado por estas palavras é profundo no caso de Pentecostes.Recitando o Credo, nós entramos no mistério do primeiro Pentecostes, longe da agitação da Babel, aquelas vozes que clamam contra os outros, é uma transformação radical: a multiplicidade torna-se unidade multiforme, a força unificadora da Verdade é um crescente entendimento. Penso em nós juntos de todos os cantos da Terra, que, através do Espírito Santo, que nos faz entender, mesmo na diversidade de línguas, por meio de fé, esperança e amor, formando a nova comunidade da Igreja Deus
O Evangelho também nos dá uma imagem maravilhosa para esclarecer a relação entre Jesus, o Espírito Santo e do Pai: o Espírito Santo é representado como o sopro de Cristo ressuscitado (cf. Jo 20,22). O evangelista João tira uma foto aqui do relato da criação, onde se diz que Deus soprou em suas narinas o fôlego da vida (cf. Gn 2:7).O sopro de Deus é a vida. Ora, o Senhor está soprando em nossas almas o novo fôlego de vida, o Espírito Santo, a sua essência interior e, portanto, acolhe-nos na família de Deus através do Batismo e da Confirmação, fizemos este presente de uma maneira específica, Eucaristia e dos sacramentos da Penitência e continua a ser repetida: o Senhor sopra em nossas almas o sopro da vida. Todos os sacramentos, cada um à sua maneira, comunicar ao homem a vida divina através do Espírito Santo que nelas trabalham.
Na liturgia de hoje nos dar outra conexão. O Espírito Santo é o Criador, é tanto o Espírito de Jesus Cristo, mas para que o Pai, Filho e Espírito Santo são um eo mesmo Deus à luz da primeira leitura, nós acrescentamos: o Espírito Santo vivifica a Igreja .Ela não deriva de vontade humana, por reflexão, a habilidade do homem ou sua capacidade de organização, porque se foi há muito tempo teria morrido, tudo vai bem como humanos. A Igreja, porém, é o Corpo de Cristo, animada pelo Espírito Santo. As imagens do vento e do fogo, usado por São Lucas, para representar a vinda do Espírito Santo (cf. Act 2,2-3), que lembra a do Sinai, onde Deus se revelou ao povo de Israel e ofereceu a sua aliança; "Mount Sinai estava coberto de fumaça - lemos no livro do Êxodo - porque, em que era o Senhor desceu em fogo" (19:18). De fato, Israel comemorou o qüinquagésimo dia após a Páscoa, após a comemoração da fuga do Egito, como a festa do Sinai, a festa da Aliança. Quando Lucas fala em línguas de fogo para representar o Espírito Santo, é o chamado Pacto antiga, criada no âmbito da Lei recebidas de Israel no Sinai. Assim, o evento do Pentecostes é representado como um novo Sinai, como o dom de um novo pacto em que a aliança com Israel é estendido a todos os povos da Terra, caem todas as cercas da lei antiga e parece que seu coração mais santa e imutável, que é o amor, que teu Espírito Santo se comunica e divulga o amor que abraça tudo. Ao mesmo tempo, a lei amplia, se abre, apesar de ser simples é a Nova Aliança, o Espírito ", escreve" nos corações daqueles que crêem em Cristo. O alargamento da Aliança a todos os povos da Terra é representado por São Lucas, através de uma lista de pessoas durante um tempo considerável (cf. Act 2,9-11). Com isso, estamos disse algo muito importante: que a Igreja Católica, desde o início que a sua universalidade não é o resultado da inclusão das comunidades subseqüentes. Desde o primeiro momento, de fato, o Espírito Santo criou, como a Igreja de todos os povos, que abraça o mundo inteiro, transcendendo as fronteiras de raça, classe, nação, rompe todas as barreiras e une as pessoas na profissão de Deus Trino. Desde o início, a Igreja é una, católica e apostólica: esta é sua verdadeira natureza e como tal deve ser reconhecido. Ele é santo, não por causa da habilidade de seus membros, mas porque o próprio Deus, com seu Espírito, cria, purifica e santificou para sempre.
O evangelho de hoje dá-nos esta frase maravilhosa: "Os discípulos se alegraram por verem o Senhor" (Jo 20:20). Estas palavras são profundamente humano. O amigo perdeu mais uma vez presente, e que foi o primeiro choque boas-vindas. Mas diz muito mais. Como o amigo perdido não é de qualquer lugar, mas a partir da noite da morte, e ele passou isso! Ele não é qualquer um, mas também ele é o amigo e que é a verdade que faz os homens vivem, eo que dá é uma alegria qualquer, mas motivo de muita alegria, um dom do Espírito Santo. Sim, a vida é fácil, porque eles são amados, ea verdade é que me amar. Os discípulos se alegraram por verem o Senhor. Hoje, o Pentecostes, essa expressão também é destinado a nós, porque podemos vê-Lo na fé, na fé, ele está entre nós e mostrar-nos as mãos eo lado, e nos alegramos. Então, nós suplicamos: Senhor, mostra-te! Diga-nos o dom da sua presença, e vamos ter o mais belo presente: sua alegria. Amém!

© Copyright 2011 - Libreria Editrice Vaticana
Tradução: Paulo Costa; Via Google Tradutor

Nenhum comentário:

Postar um comentário